Servidores públicos federais aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do Poder Executivo Federal têm esta quinta-feira, 30 de setembro, para realizar a prova de vida referente ao ano de 2020 e ao período de janeiro a junho de 2021.
A prova de vida é um procedimento previsto em lei para evitar fraudes e pagamentos indevidos e deve ser feita uma vez por ano, no mês do aniversário.
A comprovação voltou a ser exigida no dia 1º de julho e pode ser feita de forma presencial ou digital.
Presencial – O procedimento pode ser feito em qualquer agência da instituição bancária onde é pago o provento ou benefício, mediante comparecimento pessoal, portando documento oficial de identificação com foto e CPF (exemplos: RG ou Carteira Nacional de Habilitação).
Digital – Para a prova de vida digital, o beneficiário precisa ter a biometria (identificação digital) cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e ter instalado em seu celular os aplicativos SouGov.br e MeuGov.br.
O procedimento deve ter início pelo SouGov.br e, em seguida, deverá ser realizada a validação facial no aplicativo MeuGov.br. Todas as etapas serão indicadas na tela do celular. Depois, o beneficiário deverá acompanhar a situação da comprovação de vida pelo aplicativo SouGov.br.
Independente do canal pelo qual foi realizada a comprovação de vida, o beneficiário pode acompanhar a situação no SouGov.br, tanto pelo aplicativo como pelo computador. Em qualquer desses canais, é possível obter o comprovante e receber notificações para lembrar o prazo da realização da prova de vida.
Para saber mais sobre a prova de vida acesse o Portal do Servidor:
https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/servidor/recadastramento